KINTSUGI

A história

Dois irmãos reunidos pela morte de sua mãe são obrigados a confrontar problemas do passado a fim de tentarem salvar a sua relação, a única família que têm.

Sinopse

Seguimos dois irmãos (David e Henrique) numa viagem de carro após o funeral de sua mãe. Durante a viagem os dois revivem momentos de infância, abrem-se sobre as suas vidas e discutem num momento marcante e extremamente difícil para ambos. Concluem a viagem num momento de contemplação, amor, raiva e saudade.

Teaser

Nota de intenções

O objetivo principal deste projeto é explorar o que é a comunicação num estado de dor e perda, demonstrado num ponto de quase ruptura da relação entre dois irmãos.
A narrativa segue Henrique e David, dois irmãos extremamente diferentes com opiniões muito formadas em relação ao outro, existe uma clara tensão e hostilidade entre os dois.
Deste modo vemos estas duas personagens presas num carro, obrigados a conviver e de certo modo, obrigados a comunicar, algo extremamente difícil num estado de luto. Queremos dar a entender a perspetiva de cada um dos irmãos, que divergem bastante, é possível rever isto na maneira de ser e na forma como situações passadas foram vivenciadas, chegando mesmo a um ponto clímax em que vemos os dois irmãos nos seus estados mais vulneráveis a falarem e a discutirem com um carácter violento sobre as suas infâncias, sacrifícios e angústias. Quebrando assim o clássico estigma de “macho alfa” ao vermos as personagens a falarem sobre os seus problemas e as suas diferenças com um intuito inicial de magoar, terminando num sentimento de empatia, e até mesmo fazendo o exercício de se colocarem no lugar do outro. Não tentar esconder o que aconteceu, mas chegar à conclusão que ambos foram magoados um pelo outro e que essa “bagagem” e essa dor não vai desaparecer, mas pode tornar-se num passo inicial de esperança do que poderá ser feito da relação dos dois irmãos.

Especificações técnicas

Ano: 2023
Duração: 13 minutos
Género: Drama

País: Portugal
Idioma: Português
Legendas: Inglês

Realizador: Martim da Cunha
Atores: Pedro Barros de Castro e Pedro Roquette

Ratio: 1:66
Som: Stereo